É isso mesmo que você está lendo!
Seu IPVA não ficou mais caro. O que houve foi o acompanhamento da atualização dos valores de mercado, que no caso do Estado de São Paulo acompanha a Tabela FIPE.
Para entender melhor, a Base de Cálculo do Imposto é o preço médio de mercado do mês de setembro. (Não me pergunte o porquê. Risos).
Porém, com os problemas econômicos atuais somado a demanda aquecida dos veículos usados, eles voltaram a se valorizar. Por isso ocorreu a elevação do IPVA. O aumento médio dos veículos nos últimos 12 meses até setembro de 2021 foi de 24,94%.
Sei que a notícia irrita todos, mas a medida do Estado de São Paulo não está errada. Vocês podem comparar com o Estado de Minas Gerais, por exemplo, onde foi congelado o valor da Tabela da Fipe de 2020, realmente por aqui poderia ter sido feito a mesma coisa…
Infelizmente não é essa a realidade por aqui (consultei o do meu carro e o valor subiu 25,7%, estou tão feliz quanto vocês (: ). Mas não vou entrar em discussão política.
Por fim, o que pode ajudar é ficar atento as datas e aproveitar os descontos ou o parcelamento. O desconto chega até 9%, mas para veículos novos o desconto é de apenas 3%. Sobre o parcelamento, esse ano foi aumentado o número de parcelas e poderá ser feito em até 05 vezes (ano passado era permitido apenas 03 parcelas).
Felipe M Mello, advogado tributarista.
05/01/2022