A importância
Empreender no Brasil não é fácil, afinal são inúmeras preocupações que você deve ter do que só cuidar do negócio.
É muito mais do que arranjar recurso financeiro, colaboradores, fornecedores e etc. Para o começo do empreendimento o empresário deve se atentar para a segurança do seu negócio e pensar todos os riscos que vai correr logo no começo.
Uma dessas etapas é o Registro da Marca, esquecer dela pode ser um grande erro e trazer dores de cabeça no futuro desnecessárias por querer economizar ou não perder tempo com isso.
Benefícios
A Marca deve ser vista como patrimônio do negócio, tamanha a importância que ela pode ter quando começa a ganhar relevância através do conhecimento dela pelas pessoas (com marca registrada você tem o direito de licenciar ou ceder o uso da marca para terceiros mediante remuneração, veja exemplos mundiais como Disney, Coca-Cola).
Por isso a importância de a Marca ser bem gerida, assegurando o empresário(a) com o direito de explorar essa marca e trazer lucros constantes.
Prejuízos
Agora, imagina montar todo o plano da sua empresa, investir, divulgar, registrar a empresa, ter clientes, vendas, mas de repente você recebe a notificação desagradável que sua marca já foi registrada por outra pessoa?
Além do susto te gera prejuízo, afinal pode gerar um processo judicial e custos para alteração de todo investimento feito nessa marca, por exemplo, redes sociais, site, cartão de visita, etc.
O Registro protege de concorrentes e copiadores, com a marca licenciada poderá atuar no ramo de franquias, com uso exclusivo em todo território nacional que pode ser estendida a outros países.
Com a construção de uma marca forte e de sucesso, em um mundo cada dia mais digital, torna cada vez mais necessário essa proteção.
Uma segurança para investir fortemente em marketing (principalmente o digital).
Imagina ter que mudar tudo depois?
Com a marca registrada você já está seguro para poder divulgar e atrair o seu público. Com ele feito, terá direito de pedir indenização inclusive, quando perceber que houve utilização indevida da sua marca por outras pessoas.
COMO REGISTRAR UMA MARCA?
Contando com a ajuda de uma consultoria especializada, justamente para quem não tem muito tempo e quer o andamento correto do processo.
- Faça o cadastro no e-INPI. Serão solicitados nome, endereço, e-mail e natureza jurídica;
- Será gerado a GRU (Guia de Recolhimento da União), em nome da pessoa física ou jurídica e protocolo do pedido de registro, com o valor indicado de acordo a sua categoria;
- Após o pagamento você deve voltar ao site do INPI para o preenchimento do formulário, que pode ser online ou impresso. Na versão digital é muito mais rápido e simples, a não ser que deseja dar um passeio no Rio de Janeiro;
- O formulário tem que constar informações como a natureza da marca, nome, imagem, lista de produtos e serviços semelhantes, além da documentação necessária para comprovar a atividade da empresa;
- Preenchido o formulário é recomendável fazer o download do recibo e guardá-lo. Nele constará o número do pedido que permite a consulta do andamento do processo, data e horário do protocolo, que vão comprovar sua prioridade caso venha ter outra pessoa registrar uma marca semelhante após esse período.
E DEPOIS?
Você já estará protegido contra solicitações de marcas posteriores, mas deverá aguardar o prazo de avaliação do instituto que atualmente tem levado em média 02 anos.
Caso não exista oposição e não tenha conflito de marcas, o INPI julgará procedente o registro da sua marca.
Com o prazo de 60 dias para pagamento, a proteção será referente aos próximos 10 anos!
Se for indeferido, terá o prazo de 60 dias para entrar com recurso e ser reavaliado.
Aqui está um modelo dos tipos diferentes para registrar.
Ficou interessado?
Quer saber de mais informações para registrar sua marca?
Entre em contato com nossa equipe pelo botão do WhatsApp!