A atividade bancária exerce um papel importante socialmente, mas ela não visa o desenvolvimento econômico das pessoas. Afinal, se fosse essa a finalidade não teríamos problemas com juros abusivos, vendas casadas, entre outras violações dos direitos dos consumidores.
Um dos casos mais interessantes, e sonho de muitos brasileiros, é o contrato de financiamento de veículos. Essa é uma das principais formas de aquisição de carros no país.
Esses contratos possuem diferentes instituições financeiras oferecendo uma variedade de opções, as próprias montadoras possuem bancos para financiar o veículo para você.
Além disso, os juros altos de forma a prejudicar os consumidores é muito comum, mais do que se possa imaginar, e nos contratos de financiamento de veículos tem algumas justificativas.
Não que seja correto juros abusivos, mas há fatos que contribuem para o banco colocar ela de maneira elevada. Um deles é o risco de não cumprir com o pagamento até o final pelo consumidor, margem de lucro do banco, etc.
Essa percepção de risco, principalmente pela situação econômica do país, e as políticas monetárias, influenciam as taxas de juros praticadas no mercado para o financiamento de veículos.
Diante dessa diversidade, o que mais você deve se atentar é para os juros do financiamento, juntamente com as tarifas do contrato, onde normalmente reside os problemas.
Além disso, se você ficar devendo uma parcela, o Banco já pode entrar com a Busca e Apreensão do seu veículo!
Por isso, tomem bastante cuidado e procure um especialista na área de direito bancário o mais rápido possível. No meio desse problema, entre a falta de pagamento e a abusividade do contrato, o Banco pode oferecer um excelente Acordo, afinal essa demora de processos judiciais não é interessante para eles!
Fiquem atentos, você pode reduzir os impactos desse contrato, ou até mesmo não conseguir. Mas pense, sem luta alguma é a certeza da sua derrota e o lucro do Banco…
Já pensou isso acontecendo, sabendo ainda que o seu contrato é abusivo?